Ementa: apresentar os principais conceitos e aspectos epidemiológicos do câncer em crianças e adolescentes, abordando suas singularidades. Também serão abordadas as políticas que orientam a linha de cuidado da oncologia infantojuvenil no Brasil.
Ementa: apresentar os principais conceitos e aspectos epidemiológicos do câncer em crianças e adolescentes, abordando suas singularidades. Também serão abordadas as políticas que orientam a linha de cuidado da oncologia infantojuvenil no Brasil.
Ementa: momento de roda de conversa com adolescentes sobreviventes ou em tratamento de câncer.
Ementa: apresentar iniciativas implementadas com sucesso em diferentes regiões do Brasil, que demonstraram avanços na promoção do cuidado oncológico pediátrico.
Ementa: discutir os desafios e desigualdades na garantia de acesso a tecnologias para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, com foco nas disparidades entre o Norte e o Sul global.
Objetivo: promover o fortalecimento da rede de atenção ao câncer infantojuvenil nos estados brasileiros, por meio da discussão e do alinhamento em torno dos planos estaduais voltados a essa temática.
Público-alvo: Representantes das secretarias estaduais de saúde, gestores públicos, oncologistas pediátricos e representantes da sociedade civil.
Capacidade máxima: 50 participantes
Horário estimado: 8h às 14h
Encerramos as inscrições com todas as 50 vagas preenchidas e a alegria de termos representantes de cada região do Brasil conosco!
Médica oncologista pediatra Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Coordenadora da política de oncologia Pediátrica da SES PE. Representante AMARTE /Global St Jude.
Pediatra com especialização em Oncologia Pediátrica e Hematologia e Hemoterapia com atuação em Transplante de Medula Óssea, atua no Hospital Samaritano Higienópolis e no Instituto de Oncologia Pediátrica – GRAAC.
Professora adjunta III eixo saúde da criança na Universidade Federal Do Pará / Secretaria De Saúde do Estado do Pará. Médica oncologista pediátrica, com residência médica pela UNICAMP, doutora em oncologia pela UFPA, Diretora Técnica do Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, Membro integrante da Coordenação de atenção Oncológica do Estado do Pará. Membro do Conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) biênio 2025-2026.
Doutoranda em Medicina Tropical pela UNB com Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e especialista em Gestão de Políticas em Alimentação e Nutrição (ENSP/FIOCRUZ). Atualmente faz parte da Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (CGCAN/SAES/MS).
Oncologista Pediátrica pela FMUSP. Oncologista Pediátrica do ITACI-ICESP/FMUSP e HIAE. Membro do Comitê de Medicina de Precisão e Conselho Consultivo da SOBOPE.
Médica graduada pela UFPE, clínica médica e hepatologista. Atua como médica reguladora do estado de Pernambuco desde 2018, exerceu a função de coordenadora de urgência e emergência da Central de Regulação Hospitalar do Estado e responsável técnica médica do serviço em 2023/24.
Gerente da área de oncologia pediátrica do Instituto Desiderata.
Mestre em saúde coletiva e controle do câncer pelo INCA, especialista em Atenção Básica pela ENSP/FIOCRUZ
Pediatric Oncologist. International Professional Consultant on Childhood Cancer, PAHO/WHO
Diretora substituta da Gerência Regional de Brasília – Fiocruz Brasília
Pesquisadora em Saúde Pública da Gerência Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz. Tem mestrado em Ciências da Alimentação pela Universidade de Gand, Bélgica (1992). Mestrado em Ciências da Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz(1995), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília(2000) Pós-doutorado em Antropologia da Alimentação pelo Centre Edgar Morin de Institut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain, Paris, França (2012).
17 anos, natural de Santa Maria da Vitória – Bahia. Desde 2023 em tratamento de LLA, tendo que se mudar para Brasília para realizar o tratamento.
Médica espanhola, especialista em medicina de família e comunidade e medicina preventiva e saúde pública, com mestrado em saúde pública, gestão sanitária e qualidade em serviços de saúde, e doutorado em epidemiologia. Tem 21 anos de experiência clínica e em saúde pública de doenças transmissíveis e não transmissíveis. Trabalha há 14 anos na OPAS como especialista em prevenção e controle do câncer e vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tendo passagem pelos escritórios de Washington-DC, foi assessora em DCNT e saúde mental no programa sub-regional do Caribe, de 2021 a 2024, foi Coordenadora de Equidade, DCNT e Saúde Mental no Brasil. Atualmente é a Representante Adjunta do Escritório da OPAS no Brasil.
Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Professor Titular da disciplina de Oncologia Clínica, do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Iniciou a docência em 2004 na UNICAMP em 2012 se tornou Livre Docente e em 2024 Professor Titular da mesma Universidade. Foi Professor Visitante da Universidade da California San Francisco no período de 2012 a 2014.
Secretário de Saúde do Distrito Federal. Graduado em Medicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Pós-graduado em Gestão Hospitalar e Operacional pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Cursando MBA em Gestão de Saúde pelo HCor. Possui Curso de Liderança na Saúde 4.0, com enfoque nos novos desafios do setor de saúde.
Educadora Social, Comunicadora Popular e Designer Gráfica.
Assistente de Projetos na CEPIA.
Assistente de Coordenação no RAP da Saúde.
Mestrado (1994) e doutorado (2001) em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Livre-Docência (2011) pela Universidade de São Paulo, é orientador do Curso de Pós-Graduação em Oncologia da Fundação Pio XII, Barretos, diretor científico do Hospital de Câncer Infanto Juvenil de Barretos. Uma de suas linhas de pesquisa do Câncer Infantil sem Peregrinação-CISPER é sobre estudos sobre tempo para o diagnóstico do câncer pediátrico e estudo da peregrinação das famílias e pacientes pediátricos com câncer. Idealizador do Programa Amarte (Apoio Maior Aumentando Recursos e Treinamento Especializado). Desde setembro 2023 Diretor Médico Associado do programa St Jude Global. A partir de janeiro de 2024, apoiador do programa de Câncer Infantil de Moçambique, África, como parte do programa Global St Jude Global.
Manoela Jordão é urbanista e arquiteta formada pela UFPE em 2017, consultora em planejamento urbano e territorial, atuou por 10 anos prestando assessoria técnica popular a comunidades e movimentos sociais em contexto de conflito fundiário. Atualmente integra a equipe da Coordenação-Geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias.
Estudante do 3º ano do ensino médio, em tratamento por um osteosarcoma desde dez/24.
Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE); Professora Associada – Departamento de Pediatria/UFRGS
Coordenação Laboratório de Pediatria Translacional/CPE/HCPA
Chefia da Unidade de Internação 3o Leste / Serviço de Oncologia Pediátrica/HCPA
Direção de Inovação / Fundação Médica do Rio Grande do Sul.
Médica oncopediatra, doutorado em oncologia pelo INCA, coordenadora da oncologia pediátrica do IMIP e uma das coordenadoras do protocolo de tratamento da LLA Infantil – GBTLI.
Adolescente de 17 anos, em tratamento de leucemia Mieloide no HCB.
Patrícia Loggetto é ponto focal nacional no Programa Regional da América Central e do Sul do Departamento de Medicina Pediátrica Global do Hospital Infantil St. Jude. Com mestrado em políticas públicas, é responsável por apoiar projetos desenvolvidos no Brasil e colabora com a Organização Pan-Americana da Saúde na implementação da Iniciativa Global da OMS para o Câncer Infantil na América Latina.
Coordenadora Estadual de Atenção Oncológica do Pará, psicóloga especialista em Neuropsicologia. Mestrado pela UFPA. Especialização em psico-oncologia pela PUC-RS.
Indígena do Povo Baré; Atualmente Diretora no Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará; mestrado em Bioantropologia pela Universidade Federal do Pará e; doutorado em Bioantroplogia pela Universidade Federal do Pará. Possui experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde pública e saúde indígena.
Renata Couto é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Sociologia, Política e Cultura e mestrado em História Social da Cultura pela PUC-RJ e formada em Economia Social e da Cultura pela Université Paris-Dauphine. Com mais de 20 anos de experiência no terceiro setor, é, atualmente, diretora executiva do Desiderata, Instituto que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir o diagnóstico ágil e o melhor atendimento em casos de câncer infantojuvenil, além da prevenção e do tratamento da obesidade em crianças e adolescentes.
Bióloga, Sanitarista, Coordenadora Nacional de Atenção à Saúde da População Negra na Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS). Atuou por 13 anos como gestora da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra do Recife, coordenando ações voltadas à equidade em saúde, entre elas o acompanhamento do câncer do colo do útero em pessoas negras do município do Recife, com o fortalecimento de estratégias de prevenção.
Indígena do povo Tukano, formação enfermeira e especialista em saúde Indígena. Atuou no DSEI Alto Rio Negro no período de 2013 a 2024 como enfermeira assistencialista nos polos bases e CASAI, sendo referência técnica de imunização. Apoiadora técnica em Atenção à saúde, enfermeira assistencialista da Casai nacional em São Paulo. Atualmente na Coordenação de Atributos, Promoção e Saúde Digital da Saúde Indígena, na área técnica da Saúde da mulher indígena no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).
Médica Oncologista Pediátrica. Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo. Chefe da Seção Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer. Coordenadora da Residência Médica em Oncologia Pediátrica do INCA. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Oncologia do INCA.
Graduada em Medicina pela Faculdade Souza Marques, Residência médica em pediatria pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e em Onco-hematologia pediátrica pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado. MBA, Executivo em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é Assessora técnica da Coordenação-Geral da Política de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, no núcleo de Políticas e ações relacionadas ao câncer infantil da CGCAN.
Especialidade e Mestrado na área de Onco-Hematologia Pediátrica da Universidade Federal do Paraná. Mestranda Global Child Health do St Jude Graduate School of Biomedical Science. Professora do Curso de Medicina da Universidade Estadual Santa Cruz. Presidente da Confederação Nacional de Instituições de apoio e assistência à criança e adolescente com câncer (CONIACC). Médica consultora do Hospital Martagão Gesteira em Salvador-BA.
Alayde Vieira Wanderley | Universidade Federal Do Pará / Secretaria De Saúde do Estado do Pará
Carolina Motta | Instituto Desiderata
Thamires Maia | Instituto Desiderata
Renata Couto | Instituto Desiderata
Adriana Moraes | Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC
Adriana Seber | Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO
Aline Leal | Ministério da Saúde
Carlos Nobre | Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)
Carolina Camargo | Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – ITACI
Janainny Magalhães | Ministério da Saúde
Liliana Vasquez | Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS
Luiz Fernando | Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos
Mariana Michalowski | Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE
Mecneide Lins | Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP
Nathalia Grigorovski | Instituto Nacional do Câncer – INCA
Patrícia Loggetto | St. Jude Children’s Research Hospital
Sima Ferman | Instituto Nacional do Câncer – INCA
Suyanne Monteiro | Ministério da Saúde
Teresa Fonseca | Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Crianças e Adolescentes com Câncer – CONIACC