Idealização logo_upc_br
Realização logo_id_br

5oFOP | 2019

Objetivo

Avançar com estratégias para melhoria do diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de experiências de ações em rede, inovação e advocacy.

Coordenadora Científica

Beatriz de Camargo

30 de setembro, 1 e 2 de outubro de 2019

Palestrantes

Ana Cristina Pinho Mendes Pereira

Graduada em Medicina pela UFF, com Especialização em Anestesiologia pela AMB e Residência Médica em Anestesiologia pelo INCA. Com título Superior em Anestesiologia pela SBA. Ocupou o cargo de Presidente da SAERJ (2013-14) e na SBA, atualmente, ocupa o cargo de Vice-Diretora do Departamento Científico. Nomeada Diretora-Geral do INCA em 2016, representa o INCA na International Agency for Research on CancerIARC e na Union for International Cancer Control – UICC.

Ana Paula Daltro Leal de Paiva

Pós-graduada em enfermagem pela UNIRIO, membro da equipe técnica da Gerência da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Coordenadora da Residência de Enfermagem do Hospital do Federal Cardoso Fontes, Ministério da Saúde.

Ana Paula Loures

Ana Paula Menezes Bragança dos Santos

Mestre em Saúde Pública, assistente social. Mediadora de conflitos com ênfase em família. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos (DIHS/ENSP/FIOCRUZ).  

Angela Alves

Arissa Ikeda

Oncologista Pediátrica no Inca, Hospital do Servidores do Estado e hospital Quinta`Dor. Mestre e doutoranda na área de Oncologia pelo Inca, pós-graduada em Oncologia Pediátrica no Inca. Fez residência em pediatria no Instituto Fernandes Figueira e graduação em medicina na UFRJ. 

Beatriz de Camargo

Oncologista Pediátrica. Doutora em Medicina e Livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo Brasileiro de Tumores Renais. Pesquisadora do Centro de Pesquisa da Divisão de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento tecnológico (INCA-RJ) e orientadora na pós-graduação do INCA.

Bruno Oliveira

Bacharel em Teologia pelo STBSB e Instituto Metodista Bennett; licenciado em filosofia pela UCAM; Mestre em Ciência da Religião pela UFJF; Capelão titular do INCA HC-IV; membro da diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos do Estado do Rio de Janeiro (ANCP/RJ); tem experiência na área de Teologia prática, espiritualidade e Saúde. 

Carlos Anselmo Lima

Especialista em Cancerologia (Cirurgia Oncológica) e Mastologia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCS. Chefe do Setor de Gestão do Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa – HU/UFS/EBSERH. Coordenador do Registro de Câncer de Base Populacional de Aracaju/SES e do Registro Hospitalar de Câncer – Oncologia/HUSE/SES.

Carlos Rodriguez Galindo

Oncologista Pediátrico, Membro da Faculdade St. Jude, Presidente do Departamento de Medicina Pediátrica Global, Diretor do St. Jude Global, Vice-Presidente Executivo do Hospital de Pesquisas St Jude Children.

Célia Beatriz Gianotti Antoneli

Professora de Oncologia da Universidade Nove de Julho, é Coordenadora do Grupo Cooperativo Brasileiro de Retinoblastoma. Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro e realizou mestrado e doutorado em Oncologia na Universidade de São Paulo (USP-SP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente em Oncologia Pediátrica.

Celina Rodrigues da Silva

Coordenadora Geral da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Transportes

Clarice Gerbassi

Clarissa Campolina de Sá Mattosinho

Chefe do Setor de Oncologia Ocular do INCA, doutoranda em Ciências Medicas pela UERJ, mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. Atua na Área de pesquisa em retinoblastoma com foco na influência dos tempos de atraso e dos fatores sociais no prognóstico da doença.

Claudio Galvão de Castro Junior

Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, chefe do Serviço de Oncologia e Hematologia Pediátricas da Santa Casa de Porto Alegre. Especialista em: Hematologia e Hemoterapia, Pediatria, Oncologia Pediátrica e Transplante de Medula Óssea. Tem MBA em Gestão de Saúde – FGV e mestrado pela UFRGS.

Cynthia Laporte

Formada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Odontopediatria, Saúde Coletiva e Bioética. Atua na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba desde 1992 e, desde 2003, é coordenadora do Registro de Câncer de Base Populacional de Curitiba. Em 2016, iniciou atuação como parecerista do Comitê de Ética de Curitiba.

Daniela Leite

Hematologista pediatra. Coordenadora da Rotina da hematopediatria do HEMORIO. Plantonista da emergência pediátrica do INCA.

Débora Mattos

Mestre em Oncologia pelo INCA, tendo como linha de pesquisa os Cuidados Paliativos. Especialista em Cuidados Paliativos pela Pallium Latinoamerica. Especialista em Oncologia e Hematologia Pediátrica pela SOBOPE. Especialista em Bioética pela FIOCRUZ. Responsável pelos Cuidados Paliativos Pediátricos no INCA e Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos Hospital Copa D’or.

Edna Moreira

Assistente social, Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa do DIHS/ENSP/FIOCRUZ; Presidente administrativo-financeiro da Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil; mestre em Bioética; especialista em Geriatria e Gerontologia; especialista em Direito e Saúde; especialista em Cuidados Paliativos.

Edneusa Maria de Oliveira

Érica Tavares Quintans

Psicóloga com Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, é Consultora de Humanização do Instituto Desiderata desde 2016, onde vem coordenando as discussões referentes à qualidade do tratamento em Oncologia Pediátrica, sobretudo os Cuidados Paliativos. 

Ernani Costa Mendes

Doutor em Ciências da Saúde pela ENSP/FIOCRUZ com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais – UC-PT. Especialista de Fisioterapia em Oncologia pela ABFO/COFFITO. Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer (ABRAPAC). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cuidados Paliativos do DIHS/ENSP/FIOCRUZ. 

Gabriela Oingman Bellas

Oncologista pediátrica do Inca, mestre em Saúde Publica pela Ensp/Fiocruz

Gemma Gatta

Epidemiologista do Fondazione IRCCS Istituto Nazionale dei Tumori, graduada em medicina pela Universidade de Milão. Há mais de 20 anos envolvida na coordenação de grandes projetos sobre estatísticas do câncer na Europa.

Gil Patrus Mundium Pena

Guillermo Chantada

Formado pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e pós-graduado em pediatria clínica e hemato-oncologia pediátrica no Hospital JP Garrahan, onde é chefe do Programa de Medicina de Precisão. Membro do departamento de Medicina Pediátrica do St Jude Global, onde é editor-chefe da Oncopedia. Membro associado do serviço de oncologia do Hospital Sant Joan de Deu, Barcelona (Espanha). Pesquisador principal do Conselho Nacional de pesquisa na Argentina. Diretor científico do serviço de hemato-oncologia pediátrica do hospital universitário Austral.

Iandara de Moura Silva

Cirurgiã dentista, mestre em odontologia social pela UFRJ, possui MBA em executivo em saúde, especialização em auditoria de sistemas de saúde pela Universidade Estadual do Tocantins e especialização em administração hospitalar. Atualmente é Superintendente de Atenção Especializada, Controle e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro.

Isis Maria Quezado Magalhães

Hematologista/Oncologista Pediatra. Diretora Médica do Hospital da Criança de Brasilia. Mestre e Doutora pela FSC/UNB. Treinamento Leukemia Research Fund Centre at the Institute of Cancer Research, Londres. Titulada em Hematologia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e em Cancerologia, área de Oncologia Pediátrica, pela Sociedade Brasileira de Cancerologia. Membro da Diretoria Executiva da SOBOPE na qualidade de vice presidente nas gestões  96/98, 2001/2002,  2005/2006,  2012/2014.

Jorge Leandro Monteiro

Doutorando do Instituto de Medicina Social da UERJ e Pesquisador de Saúde Global e Força de Trabalho em Saúde. Mestre em Enfermagem pela UNIRIO, e especialista em Enfermagem Oncológica pelo INCA-MS com pós-graduação em Enfermagem Gerencial. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela FTESM com experiência em Gestão de Serviços de Saúde, Pediatria, Terapia Intensiva Pediátrica e Oncologia Pediátrica.

José Luiz Gomes Fernandes

Juliana Lyra

Assistente social do setor de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado, graduada pela UFRJ e Pós-Graduada em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela UNIGRANRIO. Trabalha também como assistente social no Setor de Doenças Infecto Parasitárias do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião. Com formação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latino América (Buenos Aires), é integrante da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Federal dos Servidores do Estado. 

Karina de Cássia Braga Ribeiro

Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (SP) e epidemiologista do Dept. de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina (TUCCA). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia, possui pós-doutorado na University of California (Berkeley) e na International Agency of Research on Cancer (IARC). É representante da International Epidemiology Association para a América Latina e Caribe.

Larissa Uemoto

Licia Neves Portella

Oncologista pediátrica do INCA e do Hospital Quinta D’Or, graduada em medicina na UFRJ. Fez residência médica em pediatria na UFRJ e em Cancerologia Pediátrica no INCA. Tem especialização em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar SP.

Liliana Vásquez

Oncologista pediátrica. Consultora externa do Ministério da Saúde do Peru. Vice-presidente da Sociedade Latinoamericana de Oncologia Pediátrica. Mestre em Pesquisa Médica e em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Mestranda em Saúde Global do Câncer Infantil (St. Jude Children´s Research Hospital). Premiada pela Fundación Carolina (2011), SIOP Young Investigator Award (2015), SLAOP (2014, 2015 e 2019), ASCO-Conquer Cancer (2017) e My Child Matters (2019). Membro do Conselho do SIOP Young Investigators, da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica.

Luciana da Silva Alcantara

Doutora e Mestre em Serviço Social – UERJ.
Assistente Social da Pediatria do INCA.

Luciana Lobo

Fundadora do Instituto ZENcancer e diretora do YOGAPICs, é professora de yoga desde 2005. Desenvolveu um projeto chamado “O Incrível Universo Celular”, hoje disciplina de extensão da UFRJ, para levar o conhecimento do seu mestrado em microbiologia de forma acessível para crianças em tratamento oncológico.

Laurenice Pires

Gerente de Saúde do Instituto Desiderata e Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública.  É Mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e especialista em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral. Trabalha há mais de 15 anos na área social e com políticas públicas de saúde da criança e do adolescente.

Luciana Ramalho

Médica Pediatra Paliativista do Hospital Estadual da Criança. Formada em pediatria pelo Hospital Municipal Lourenço Jorge e em terapia intensiva pediátrica no Hospital Geral de Bonsucesso. Especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Albert Einstein de Ensino e Pesquisa. Faz atendimento domiciliar há 7 anos.

Marceli de Oliveira Santos

Estatística graduada pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutora em Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de vigilância de câncer, principalmente na área de vigilância populacional com as bases de dados de incidência e de mortalidade. Principais temas: registros de câncer, câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens, vigilância de câncer, morbimortalidade por câncer.

Marcelo Land

Formado em medicina, com mestrado em Teoria Psicanalítica e doutorado em Saúde Coletiva. Pós-doutorado em epidemiologia do câncer. É Professor Titular de Hematologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da UFRJ, lotado no Departamento de Pediatria e chefe do Setor de Hematologia Pediátrica do IPPMG. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: hematologia, hematologia pediátrica, leucemia linfoblástica aguda, linfomas, anemia, economia da saúde, epidemiologia do câncer e ética.

Marilia Fornaciari Grabois

Graduada em Medicina pela UFRJ e especialista em cancerologia pediátrica, Mestre em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ e doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Desde 1993, é oncologista pediátrica do INCA.

Milena Villarroel

Hemato-oncologista pediátrica, chefe da divisão de oncologia do hospital pediátrico Luis Calvo Mackenna, em Santiago. Membro do Conselho Nacional do Programa de Câncer Pediátrico (PINDA), para o Ministério da saúde do Chile. Coordenadora Nacional dos protocolos de tratamento do sarcoma para o PINDA. Membro do Conselho Latino-americano de Oncologia Pediátrica, co-presidente do protocolo de sarcoma de Ewing e presidente da iniciativa tumores raros. Tem focado sua atuação em pesquisa clínica, e no desenvolvimento e fortalecimento de programas de câncer para crianças e adolescentes.

Monica Olivar

Assistente social do Núcleo de Saúde do Trabalhador da FIOCRUZ, Doutora em Serviço Social pela UERJ, conselheira CRESS-RJ.

Natalia Cristiane Faro Rodrigues

Assistente Social graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Profissional do Serviço Social na instituição Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST).

Nathalia Grigorovski

Oncologista Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer (INCA-RJ), graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui mestrado em Oncologia e especializações em Transplante de Medula Óssea e Pesquisa Clínica no Laboratório de Genética no INCA/RJ.

Nathalie Balmant

Graduada em Fisioterapia pela UFRJ. Fisioterapeuta especialista em Oncologia Adulto e Pediátrica pelo Programa de Residência Multiprofissional do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Mestre em Oncologia pelo INCA. Atualmente, aluna de aperfeiçoamento em pesquisa II do programa de pós-graduação em Oncologia do INCA, atuando no grupo de pesquisa em tumores sólidos pediátricos, liderado pela Dra. Beatriz de Camargo.

Neulânio Francisco de Oliveira

Médico Pediatra e Neonatologista. Título de Especialista em Medicina Paliativa Pediátrica SBP / AMP. Mestre em Saúde Pública. Coordenador da Equipe de Cuidados Paliativos Pediátricos e Perinatais do HMIB/SES DF. Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília.

Patrícia Campos Elia

Médica formada pela UERJ, com residência em pediatria. Especialista em Medicina da Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família. É médica de família e comunidade, professora auxiliar na graduação em medicina da Universidade Estácio de Sá e supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil. Possui experiência na área de medicina com ênfase em saúde materno-infantil, atuando principalmente nos temas: saúde da família, saúde da criança, neoplasias da infância, acolhimento e processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família.

Paulo César Fernandes de Souza

Técnico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Mato Grosso. Graduado em pedagogia e mestre em saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia do câncer.

Paulo Roberto da Silva Peres

Pediatra com formação em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar e em Auditoria Médica. Em 2016, assumiu o cargo de Superintendente de Hospitais Especializados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Atualmente está à frente da Coordenadoria Geral de Atenção Primária à Saúde da AP 2.2. É professor da disciplina Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estácio de Sá. Foi congratulado com a Medalha do Mérito Pedro Ernesto pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro e a Medalha Tiradentes, quando estava à frente da direção do Hospital Municipal Jesus.

Rafael Otoni (Palhaço Gorori)

Micro Empreendedor Sócio Cultural graduado em Besterologia pelo grupo de circo e teatro Turma em Cena, atuante em Hospitais e abrigos da Baixada Fluminense e da região costa verde, com Especialização em boberologia pelos Doutores da Turma em Cena, referência em entretenimento de festas e eventos. Produtor e educador cultural, instrutor artísticos em escolas públicas do Estado do Rio de janeiro. Atualmente trabalha com a Turma do Gorori levando alegria a todos com o tema Até a tristeza Pula de Alegria.

Rejane Souza Reis

Analista de Projetos do Hospital Fundação do Câncer. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, mestrado em Saúde Coletiva pela UFRJ e doutorado em Oncologia pelo INCA. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: registros de câncer, morbi-mortalidade por câncer, vigilância do câncer e câncer infanto-juvenil.

Roberta Costa Marques

Diretora Executiva do Instituto Desiderata e Young Leader da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), é Mestre em Economia Aplicada pela USP, pós-graduada em Educação e Inclusão pela PUC-Rio e especialista em gestão pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Atua como gestora de organizações sociais há mais de 15 anos.

Roberto Palmeira

Diretor de Sonhos do Instituto ROPE, onde realiza desejos de pessoas que tem suas vidas ameaçadas por doenças graves.

Sara Beatriz Favas Vulcanis

Senir Santos da Hora

Assistente Social da pediatria do INCA/MS e do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF;  Doutora em Serviço Social pela UERJ. 

Sérgio Henrique Teixeira

Psicólogo, mestre em psicologia clinica PUC-Rio e assessor da Acterj (Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro).

Sima Ferman

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo. Chefe da Seção Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer desde 1995. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncohematologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas em pesquisa clínica: Neuroblastoma, Retinoblastoma, Osteossarcoma, Rabdomiossarcoma, Câncer de Nasofaringe, Tumor de Wilms e Cuidados Paliativos.

Stephanie Shahini

Gerente do City Cancer Challenge. Formada em Gestão de Políticas Púbicas (USP) e pós-graduada em Gestão de Negócios e Projetos (FIA). Iniciou sua carreira na área de filantropia e responsabilidade social empresarial e trabalhou 6 anos no setor privado na área de acesso à saúde com foco em políticas públicas de oncologia, advocacy, engajamento de atores sociais, relações institucionais e capacitações.

Comissão Organizadora

Coordenação Científica

BEATRIZ DE CAMARGO | Pesquisadora do Centro de Pesquisa na Divisão de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento Tecnológico - Instituto Nacional de Câncer – INCA

Coordenação Técnica (Instituto Desiderata)

ROBERTA COSTA MARQUES | Diretora Executiva

LAURENICE PIRES | Gerente De Saúde

MEMBROS DA COMISSÃO

Fundação do Câncer

ALFREDO SCAFF | Consultor Médico

JAQUELINE ALMEIDA | Analista Captação de Recursos

Hospital Municipal Jesus

ARIANE MOLINARO | Diretora

DÉBORA ANGELI | Diretora Médica

Instituto Desiderata

CAROLINA S. MOTTA | Analista de Saúde

CLAUDIA BEZERRA | Coordenadora de Projetos

EVELYN DOS SANTOS | Analista de Saúde

FÁBIA ANDÉREZ | Gerente de Comunicação

LUIZA RUDGE | Gerente de Desenvolvimento Institucional

Instituto Nacional do Câncer (INCA)

MARCELI de O. SANTOS | Tecnologista da Divisão de Vigilância e Análise de Situação

NATHALIA GRIGOROVSKI | Oncologista Pediátrica

SIMA FERMAN | Chefe do Serviço de Pediatria

Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ)

ELAINE SOBRAL | Oncologista Pediátrica e Professora Adjunta da Faculdade de Medicina

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

ANA LUCIA REIS MELLO | Gerente do Programa de Controle de Câncer

CARLOS ORNELAS | Técnico da Gerência do Programa de Controle de Câncer

FLÁVIA BARCELOS | Técnica da Gerência de Saúde da Criança

Secretaria Estadual de Saúde (SES)

ANA CAROLINE MEDINA | Técnica da Superintendência de Atenção Primária

CARMEN SAMPAIO | Técnica da Superintendência de Atenção Primária

Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ)

ÁUREA GRIPPA | Diretora de Cursos e eventos

Patrocinadores

Realização

Idealização

Patrocínio

Apoio Institucional

Divulgação