Idealização logo_upc_br
Realização logo_id_br

6º FOP | 2021

Objetivo
Propor ações em rede que contribuam para o fortalecimento de políticas públicas nacionais para o câncer infantojuvenil.

Coordenadora Científica
Sima Ferman

Data
Entre os dias 4 e 14 de agosto de 2021

Palestrantes

Alexandre Silva

Alexandre Silva

Graduado em Enfermagem. Especialista em saúde mental e Gestão Hospitalar. Mestrado e Doutorado na temática dos cuidados paliativos, pela UEMG UFMG/Universidade Católica Portuguesa.  Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei, nos Cursos de Enfermagem e Medicina. Membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ e do Observatório português em cuidados paliativos. Membro do Comitê de cuidados paliativos do Coren-MG.

Ana Beatriz Rocha Bernat

Ana Beatriz Rocha Bernat

Psicóloga/ Psicanalista. Mestre em Teoria Psicanalítica pelo Departamento de Teoria Psicanalítica da UFRJ. Especialista em Clínica Psicanalítica pelo ICP/RJ e em Atendimento Psicanalítico em Instituição IPUB/UFRJ. Psicóloga do Hospital do Câncer 1 Lotada na Seção de Oncohematologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Ana Lygia Pires Melaragno

Ana Lygia Pires Melaragno

Enfermeira oncologista. MBA em Gestão Estratégica dos Serviços de Saúde. Mestre em ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Diretora do Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem. Diretora Científica da Educare & Onco Ensino e Desenvolvimento. Presidente do Comitê de Enfermagem da SOBOPE. Coordenadora Cientifica no Centro Universitário São Camilo. Fundadora do Projeto Oncoped em Ação.

Arissa Ikeda Suzuki

Arissa Ikeda Suzuki

Título de Especialista em Oncologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. Mestrado em Oncologia  pelo Instituto Nacional do Câncer. Doutoranda em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer.  Médica da rotina do serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer. Coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer. Médica rotina do serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital do Servidores do Estado. Médica assistente de Oncologia Pediátrica do Hospital Quinta D’Or.

Arnaldo Luiz Pires

Arnaldo Luiz Pires

MBA em Economia e Gestão da Saúde pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde. Gerente de Serviços de Saúde no GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Coordenador Administrativo do Registro Hospitalar de Câncer do GRAACC.

Aylene Bousquat

Aylene Bousquat

Graduada em Medicina pela UFRJ. Mestrado e Doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.  Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Editora associada da Revista Interface e da Revista Ciência e Saúde Coletiva, na área de Políticas de Saúde. É parecerista de diversos periódicos nacionais e internacionais e consultora ad-hoc do CNPq, Capes, Fapesp e FACEPE.

Beatriz de Camargo

Beatriz de Camargo

Oncologista Pediatrica. Livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer. Coordenadora do Grupo Brasileiro de Tumores Renais.

Carmem Fiori

Carmem Fiori

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em oncologia pediátrica pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em oncologia pediátrica pela Universidade de São Paulo. Responsável pela oncopediatria do Hospital do Câncer de Cascavel. Responsável técnica do projeto diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Oeste do Paraná. Membro da Comissão Médica do Instituto Ronald McDonald – Brasil. Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. Membro da Sociedade Internacional da Oncologia Pediátrica.

Carolina Motta

Carolina Motta

Gestora de projetos da área de oncologia do Instituto Desiderata. Especialista em Gestão da Atenção Básica e em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Graduada em Psicologia pela PUC-Rio.

Daniela Batista Leite

Daniela Batista Leite

Coordenadora do setor de  pediatria do HEMORIO. Plantonista da emergência pediátrica do Instituto Nacional do Câncer. Professora de hematologia da Universidade Estácio de Sá.

Débora Mattos

Débora Mattos

Mestre em Oncologia. Coordenadora científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos RJ. Especialista em cuidados paliativos – Pallium Latinoamerica, em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, em oncologia pediátrica e hematologia pela SOBOPE, em bioética pela Fiocruz RJ e em cuidados paliativos pela Associação Médica Brasileira. Responsável pelos cuidados paliativos pediátricos INCA. Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Copa D’Or.

Erica Boldrini

Erica Boldrini

Oncologista pediátrica do hospital de câncer infanto-juvenil de Barretos com área de atuação em cuidados paliativos e medicina da dor. Mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo.

Esther Ferreira

Esther Ferreira

Médica, Pediatra, Reumatologista Pediátrica e Doutora em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista. Professora Adjunta do Departamento de Medicina, Orientadora da Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos, Coordenadora da Especialização em Cuidados Paliativos e Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de estudos em Dor e Cuidados Paliativos” do CNPq na Universidade Federal de São Carlos. Membro do Departamento Científico de Medicina da Dor e Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Pediatria. Membro do Departamento Científico de Cuidados Paliativos e Dor da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Fundadora e Coordenadora Geral da Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos.

Fernanda Lobo Rascão

Fernanda Lobo Rascão

Médica responsável pela equipe de cuidados paliativos pediátricos do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Médica intensivista pediátrica, plantonista do CTI Pediátrico do Instituto Nacional do Câncer, Hospital Quinta D’Or e Hospital Jutta Batista.

Flávio Andrade

Flávio Andrade

Oncologista e Hematologista Pediátrico do Instituto Nacional do Câncer e do Hospital Federal dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro. Formação em Hematologia Pediátrica pelo IPPMG – UFRJ e em Oncologia Pediátrica pelo INCA. Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Cancerologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia. Especialista em Cuidados ao Paciente com Dor e em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sirio Libanes -SP. Mestre com área de atuação materno-infantil pela UFF.

Gabriela Oigman Bellas

Gabriela Oigman Bellas

Oncologista pediátrica no Instituto Nacional do Câncer. Mestre em Saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública / Fiocruz. Doutoranda em Ciências Médicas ela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gelcio Luiz Quintella

Gelcio Luiz Quintella

Médico oncologista do Instituto Nacional do Câncer com atividade assistencial focada em tumores ginecológicos, sarcomas ósseos, sarcomas de partes moles e melanoma. Coordenador de Assistência e substituto eventual da Diretora do Instituto Nacional de Câncer.

Geraldo Maia

Geraldo Maia

Professor da Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Tecnologia e Geociências – Departamento de Engenharia Elétrica.

Isis Maria Quezado Magalhães

Isis Maria Quezado Magalhães

Hematologista / Oncologista Pediatra – Diretora Médica do Hospital da Criança de Brasília. Mestre e Doutora pela FSC / UnB, área de biologia molecular / leucemias pediátricas. Treinamento Leukemia Research Fund Centre at the Institute of Cancer Research, Londres. Titulada em Hematologia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Titulada em Cancerologia, área de Oncologia Pediátrica, pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.

Jeane Juver

Jeane Juver

Professora Adjunta na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Médica Anestesiologista com Área de Atuação SBA/AMB. Palliative Care Education and Pratice – Harvard Medical School

Jeane Tomazelli

Jeane Tomazelli

Psicóloga, doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, na área de Epidemiologia. Atua na Coordenação Geral de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer, na Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Possui experiência na área de Saúde Pública e Epidemiologia. Atua principalmente na detecção precoce do câncer. Realiza trabalhos com bancos de dados nacionais desenvolvendo análises e fornecendo informações que subsidiam as ações nacionais de controle do câncer.

Juliana Mattos

Juliana Mattos

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Cuidados Paliativos Hospital Sírio Libanês. Pós-graduação em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Hospitalar. Psicóloga do Serviço de Psicologia Médica do Hospital dos Servidores do Estado. Referenciada no Setor de Oncohematologia Pediátrica. Membro do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Juliana Morais Menegussi

Juliana Morais Menegussi

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Franca/SP). Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos – Campus São Carlos/SP. Mestrado em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos. Especialização em Preceptoria no SUS pelo Sírio Libanês. Membro do Projeto de Extensão Coletivo de Cuidados Paliativos e docente no curso de especialização em Cuidados Paliativos ambos da Universidade Federal de São Carlos. Assistente Social na Unidade Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos.

Juliana Pepe Marinho

Juliana Pepe Marinho

Enfermeira. Pós graduação em Oncologia Pediátrica e Gestão em Saúde. Diretora do Desenvolvimento de Profissional da Nursingcare Consultoria e Treinamento. Membro do Comitê de Enfermagem da SOBOPE. Coordenadora do Curso “Enfermargem em Oncologia Pediátrica” do Onco Ensino. Fundadora do Projeto Oncoped em Ação.

Juliane Alencar

Juliane Alencar

Procuradora da Fazenda Nacional. Mãe de Felipe Pereira que tem 7 anos de idade e foi diagnosticado com Leucemia com 1 ano e 10 meses( duração do tratamento de 2 anos, 7 meses e 14 dias).

João Bragança

João Bragança

Licenciatura em Engenharia de Máquinas. Mestrado em Teoria da Literatura e Doutorado em Teoria da Literatura (Faculdade de Letras da Universidade Técnica de Lisboa). Freelancer com competências nas áreas de: Tradução – Tradutor Inglês / Português e também Francês e Espanhol. Formação – Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão por Objectivos, Gestão de Projectos, Métodos e Organização do Trabalho, Balanced Scorecard, entre outras. Consultoria – processos de otimização de recursos, implementação e acompanhamento das medidas.

Joaquim Caetano

Joaquim Caetano

Médico Pediatra Oncologista. Coordenador do serviço de oncologia pediátrica da Santa Casa de Belo Horizonte. Vice-coordenador do Grupo Brasileiro de Tumores Renais.

Karina Ribeiro

Karina Ribeiro

Consultora internacional da OPAS para a implantação da Iniciativa Global da OMS para o Câncer Infantil na América Latina e Caribe. Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado e Doutorado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Pós-Doutorado na University of California – Berkeley e  International Agency of Research on Cancer. Epidemiologista do Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina/TUCCA. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia do Câncer.

Liliana Vasquez

Liliana Vasquez

Oncologista pediátrica. Consultora internacional para o câncer infantil da PAHO/WHO. Mestre em Pesquisa Médica e Saúde Infantil Global. Presidente da Sociedade Latino Americana de oncologia pediátrica (SLAOP). Autora de artigos publicados sobre questões de sarcomas infantis, abandono de tratamento e atrasos diagnósticos.

Livia Coelho

Livia Coelho

Médica, geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, possui graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ) e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Albert Einstein e mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGCM/UERJ).  Secretária Geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora médica do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso do Rio de Janeiro – PADI. Coordenadora de Programas de Promoção a Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças da CAMPERJ. Docente das Pós-Graduações de Geriatria e Gerontologia e Cuidados Paliativos. 

Luiz Fernando Lopes

Luiz Fernando Lopes

Mestrado e doutorado pela UNICAMP e Livre-Docência pela USP.Diretor Geral do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos.Coordenador do Grupo Cooperativo Brasileiro de Tumores de Células Germinativas em pediatria.Membro do Comitê Executivo do MaGIC (Malignant Germ Cell International Consortium). Bolsista pos doc pela UICC no Instituto of Cancer Research Londres. Professor visitante na Universidade de Harvard, Hospital Danna Farber, Boston, US, como membro diretor do MaGIC. Coordenador de estudos sobre atrasos no diagnóstico do câncer pediátrico e estudo da peregrinação das famílias e pacientes desde a suspeita diagnostica até a chegada a centros de tratamento e o impacto deste atraso.

Marcela Zubieta

Marcela Zubieta

Infectologista pediátrica que atua na unidade oncológica da PINDA (Rede Pública de Câncer Infantil) no Chile. Fundadora da Fundacion Nuestros Hijos (FNH) no Chile, organização sem fins lucrativos que se dedica a cuidar de crianças, de famílias mais pobres, diagnosticadas com câncer. Participa de múltiplas pesquisas colaborativas relacionadas ao câncer, doenças infecciosas e outras áreas relacionadas ao câncer infantil. Atualmente é presidente da Fundacion Nuestro Hijos no Chile, membro do conselho da CCI International e chefe do comitê da CCI LATAM.

Marceli de Oliveira Santos

Marceli de Oliveira Santos

Estatística graduada pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de vigilância de câncer, principalmente na área de vigilância populacional com as bases de dados de incidência e de mortalidade. Principais temas: registros de câncer, câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens, vigilância de câncer, morbimortalidade por câncer.

Maria Inez Pordeus Gadelha

Maria Inez Pordeus Gadelha

Médica pela Universidade Federal da Paraíba. Residência Médica em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer – INCA/Ministério da Saúde. Especialista em Educação para a Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Representante do Ministério Saúde na Comissão de Prestação de Serviços de Saúde do MercoSul desde 2010.

Maria Ourinda M. da Cunha

Maria Ourinda M. da Cunha

Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Intensivista Pediátrica com título de especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação Médica Brasileira. Mestre em Saúde Materno Infantil com linha de pesquisa em Emergência Pediátrica pela Universidade Federal Fluminense.
Coordenadora da emergência pediátrica do Instituto Nacional do Câncer. Médica da emergência pediátrica do Hospital Miguel Couto durante 15 anos.

Mariana Simonato

Mariana Simonato

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fiocruz. Especialização em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos pela Fiocruz. Terapeuta Ocupacional da Seção de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer.

Marion Pinero

Marion Pinero

Médica. MSc Cientista. Divisão de Vigilância do Câncer. Liaison officer do Centro Regional da GICR na América Latina.

Michel Coleman

Michel Coleman

Médico. Professor de Epidemiologia e Estatística Vital. Chefe do Grupo de Sobrevivência ao Câncer na London School of Hygiene & Tropical Medicine. Consultor Honorário em Oncologia na UCL Hospitals NHS Foundation Trust. Professor visitante em saúde pública na Newcastle University.

Monika Metzger

Monika Metzger

Diretora para a região da América Central e do Sul (CASA) no Departamento de Medicina Pediátrica Global do St. Jude Children’s Research Hospital. Interlocução com oncologistas pediátricos, governos, ONGs e OPAS/OMS na iniciativa global do câncer infantil, para melhoria da sobrevida das crianças com câncer na região. Contribuições acadêmicas no campo do linfoma de Hodgkin, liderando por 15 anos um consórcio multi-institucional para protocolos de linfoma de Hodgkin pediátrico nos EUA e colaborando com a América Central, Argentina, Brasil, México e outros países latino-americanos. Fundadora do Simpósio Internacional para Linfoma de Hodgkin na Infância, Adolescência e Jovem Adulto (ISCAYAHL). Mentora de jovens investigadores para estratégias de tratamento.

Nathalia Grigorovski

Nathalia Grigorovski

Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Oncologia e especializações em transplante de medula óssea e pesquisa clínica pelo Laboratório de genética no INCA. Oncologista Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer.

Neviçolino Carvalho

Neviçolino Carvalho

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Residência médica em Pediatria pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Cancerologia Pediátrica pela Fundação Antonio Prudente. Mestrado em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Atualmente é médico titular do departamento de oncologia pediátrica do A C Camargo Cancer Center e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia Pediátrica, atuando principalmente em: retinoblastoma, leucemias, linfomas, histiocitose de células de Langerhans.

Patricia Loggetto

Patricia Loggetto

Master of Public Policy. Trabalha no Departamento de Medicina Global no St. Jude Children’s Research Hospital. Coordenadora de projetos.Desenvolve projetos de educação, pesquisa, capacitação e pesquisa sobre políticas públicas de câncer.

Patricia Moreira

Patricia Moreira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Pediátrica. Doutora em Ciências. Aprimoramento em Cuidados Paliativos Pediátricos. Pós Doutoranda. Fundadora do Projeto educacional OncoPed em Ação.

Paula Chagas

Paula Chagas

Doutora em Ciências da Reabilitação – UFMG. Professora Associado, Depto Fisioterapia do Idoso, do Adulto, e Materno-infantil, Faculdade de Fisioterapia – UFJF. Coordenadora e Orientadora do PPG Ciências da Reabilitação e Desempenho Fisico-funcional – PPGCRDF
Coordenadora do Laboratório de Avaliação do Desempenho Infantil – LADIN

Rejane Reis

Rejane Reis

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer. Atua na comissão científica da Associação Brasileira de Registros de Câncer. Experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia do Câncer, atuando principalmente nos seguintes temas: registros de câncer, morbimortalidade por câncer, vigilância do câncer e câncer infantojuvenil.

Roberta Marques

Roberta Marques

Mestre em Economia Aplicada pela USP. Pós-graduada em Educação e Inclusão pela PUC-Rio. Especialista em gestão pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Atuou sempre como gestora de organizações sociais. Em 2017 foi eleita Young Leader da União Internacional de Controle do Câncer (UICC). Diretora executiva do Instituto Desiderata.

Sima Ferman

Sima Ferman

Médica Oncologista Pediátrica. Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo. Chefe da Seção Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer. Coordenadora da Residência Médica em Oncologia Pediátrica do INCA. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Oncologia do INCA.

Suyanne Monteiro

Suyanne Monteiro

Médica formada pela Fundação técnico-educacional Souza Marques. Residência médica em Pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira e em Oncohematologia pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado. MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Servidora de carreira do Ministério da Saúde e atualmente lotada na Coordenação-geral de atenção especializada em Brasília. 

Teresa Cardoso Fonseca

Teresa Cardoso Fonseca

Especialidade e Mestrado na área de Onco-Hematologia Pediátrica da Universidade Federal do Paraná. Professora do Curso de Medicina da Universidade Estadual Santa Cruz. Médica Responsável pelo Serviço de Onco-Hematologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Presidente da Confederação Nacional de Instituições de apoio e assistência à criança e adolescente com câncer (CONIACC).

Vanessa Gomes

Vanessa Gomes

Doutoranda do Programa em Ensino em Biociências e Saúde- IOC/ Fiocruz. Mestre e Especialista em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Especialização em Oncologia – Enfermeira do Instituto Nacional do Câncer/ Unidade de Cuidados Paliativos – Coordenadora do Serviço de Assistência Domiciliar.

Wanélia Vieira Afonso

Wanélia Vieira Afonso

Nutricionista da pediatria do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Especialista em nutrição clínica em pediatria no Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Nutrição Clinica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Nutrição e Pediatria do Instituto de Nutrição Josué de Castro – UFRJ.

Comissão Organizadora

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

SIMA FERMAN | Instituto Nacional do Câncer – INCA

COORDENAÇÃO TÉCNICA

ROBERTA COSTA MARQUES | Instituto Desiderata

MEMBROS DA COMISSÃO

ALAYDE VIEIRA | Universidade Federal Do Pará / Secretaria De Saúde do Estado do Pará

ALFREDO SCAFF | Fundação do câncer

ANA LYGIA MELARAGNO | Centro Universitário São Camilo e Educare & Onco Ensino e Desenvolvimento

ANA BEATRIZ ROCHA BERNAT | Instituto Nacional do Câncer – INCA

BEATRIZ DE CAMARGO | Instituto Nacional do Câncer – INCA

CAROLINA MOTTA | Instituto Desiderata

CLAUDIA BEZERRA | Instituto Desiderata

DÉBORA MATTOS | Instituto Nacional do Câncer – INCA

FERNANDA LOBO RASCÃO | Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG

FLORA WATANABE | Hospital Pequeno Príncipe

ISIS MAGALHÃES | Hospital da Criança de Brasília José Alencar – HCB

JOAQUIM CAETANO AGUIRRE | Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

JULIANA MATTOS | Hospital Federal dos Servidores do Estado – HFSE

KARINA RIBEIRO | Organização Pan-americana da saúde – OPAS

LUIZ FERNANDO LOPES | Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos

MECNEIDE MENDES | Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP

MICHELE DA COSTA| Instituto Desiderata

NATHALIA GRIGOROVSKI | Instituto Nacional do Câncer – INCA

NEVIÇOLINO CARVALHO | Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE

PATRICIA LOGUETTO | St. Jude Children’s Research Hospital

SIMA FERMAN | Instituto Nacional do Câncer – INCA

TATIANA SANTOS | Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG

TERESA FONSECA | Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Crianças e Adolescentes com Câncer – CONIACC

Mesas

CERIMÔNIA DE ABERTURA E MESA: COMO AVANÇAR DE FORMA MAIS EQUITATIVA NAS POLÍTICAS PARA O CÂNCER INFANITL NO BRASIL?

COMO OS DADOS PODEM SER USADOS NA GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CÂNCER INFANTIL?

CONQUISTAS E DESAFIOS NO ACESSO AO ATENDIMENTO DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

ESTRATÉGIAS DE ADVOCACY PARA O CÂNCER INFANTIL

DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA REDE DE CUIDADOS PALIATIVOS NO BRASIL

A SITUAÇÃO DO CÂNCER INFANTOJUVENIL NO BRASIL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A QUALIFICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Cursos

ONCOLOGIA PEDIÁTRICA COM FOCO NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS DESDE O DIAGNÓSTICO – PARTE 1

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS DESDE O DIAGNÓSTICO – PARTE 2

A CONSULTA DE ENFERMAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER INFANTIL – PARTE 1

A CONSULTA DE ENFERMAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER INFANTIL – PARTE 2

IMPLEMENTAÇÃO DO ESTADIAMENTO DE TORONTO NOS REGISTROS POPULACIONAIS

ENCONTROS TEMÁTICOS

O encontro, mediado por Ana Beatriz Rocha Bernat (INCA) e Juliana Mattos (HFSE), teve como objetivo promover a troca de experiências sobre as possibilidades do profissional de saúde, a partir de suas habilidades criativas e de se reinventar, encontrar brechas para lidar com seu sofrimento na vivência do cuidado frente à finitude humana. Foram apresentadas experiências relacionadas a musicoterapia e yoga como alternativas significativas para o autocuidado. O encontro não foi gravado, para que os profissionais presentes pudessem participar de um ambiente reservado e de acolhimento.

Colhendo experiências sobre o cuidado no momento da finitude – invenções possíveis como brechas para o sofrimento profissional.

SOBRE VIVER APÓS O CÂNCER INFANTOJUVENIL

COMUNIDADE COMPASSIVA – CUIDADOS PALIATIVOS NAS FAVELAS

EXPERIÊNCIA DA ESCALA DE SINAIS DE ALERTA PRECOCE PEDIÁTRICO (ESAPP) NO BRASIL

RELATOS E EXPERIÊNCIAS SOBRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

Patrocínio

Idealização

Realização


Patrocínio

St Jude final   


Parceiros Institucionais

OPAS      INCA        Sobope           Coniacc


Parceiros de Comunicação

Logo TJCC  F Cancer    Curumim

vinheta crianças